O que é Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
O que é Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
O TDL é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades contínuas e significativas na compreensão e/ou no uso uso da linguagem falada. O TDL era anteriormente conhecido como Transtorno ou Distúrbio Específico de Linguagem (TEL ou DEL). Mais recentemente o nome foi mudado para enfatizar o fato de que, não raramente, crianças com TDL apresentam outras alterações que vão além da linguagem (atenção, memória, comportamento, p.ex.) , não sendo portanto necessariamente “específico” de linguagem.
Não há causa conhecida para TDL. O TDL não é causado por dificuldades emocionais ou exposição limitada à linguagem. Por definição, o TDL também não é causado por outras condições médicas, como perda de audição, deficiência física, autismo, dificuldades graves de aprendizagem ou lesões cerebrais (embora crianças com esses transtornos também possam ter um distúrbio de linguagem).
Quais características estão presentes no TDL?
O quadro varia muito de criança para criança, mas algumas dificuldades comuns são:
- Não falar muito e ter dificuldade em se expressar verbalmente.
- A linguagem deles pode parecer imatura para a idade.
- Podem ter dificuldade em encontrar palavras ou usar vocabulário variado.
- Podem não entender ou lembrar o que foi dito.
- Crianças mais velhas podem ter dificuldades para ler e usar a linguagem escrita
Lembre-se: dificuldades de linguagem também podem estar subjacentes a problemas de comportamento, como ansiedade ou déficit de atenção. O TDL parece diferente em cada criança e varia conforme a idade – as dificuldades específicas da criança mudam à medida que ela precisa desenvolver habilidades mais complexas (p.ex: aos 2 anos pode se apresentar como vocabulário reduzido e aos 4 como dificuldade de recontar uma história).
Quando procurar um fonoaudiólogo?
O atraso de linguagem de até 24 meses e a dificuldade de compreensão são características dos indivíduos com TDL. Quando crianças é possível observar que suas dificuldades são sempre mais acentuadas do que das outras que compõem o grupo, sem apresentar qualquer tipo de ligação com outras doenças que justifiquem esse atraso (Ex: déficits intelectuais, danos cerebrais evidentes, problemas de audição).
Esses indivíduos apresentam, em maior ou menor grau, dificuldades relacionadas a todos os subsistemas da linguagem: fonologia, léxico, gramática e pragmática. E o desempenho escolar também aparece prejudicado, principalmente no que diz respeito às habilidades de consciência fonológica e à memória de curto prazo.
Outras condições que podem estar associadas a esse quadro, como: Transtorno do Déficit Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Alterações do Processamento Auditivo.
Qual a atuação do fonoaudiólogo nestes casos?
Uma vez que o distúrbio de linguagem é uma condição de instalação precoce quanto mais cedo seja iniciada a intervenção mais favorável será a evolução dos casos. Os cuidadores e familiares são, também, peças fundamentais na estimulação desses indivíduos, uma vez que pesquisas apontam o ambiente como influenciador em potencial do desenvolvimento cerebral, afetando componentes cognitivos e de linguagem. Ou seja, oferecer um ambiente estimulante é colaborar para o desenvolvimento da sua criança.
Referências:
- Crestani AH, Oliveira LD, Vendruscolo JF, Ramos-Souza AP. Distúrbio específico de linguagem: a relevância do diagnóstico inicial. Rev. CEFAC, São Paulo.
- Puglisi ML, Befi-Lopes DM. Impacto do distúrbio específico de linguagem e do tipo de escola nos diferentes subsistemas da linguagem. CoDAS 2016;28(4):388-394.
- Befi-Lopes DM, Puglisi ML, Rodrigues A, Giusti E, Gândara JP, Araújo K. Perfil comunicativo de crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem: caracterização longitudinal das habilidades pragmáticas. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(4):265-73.
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