Atraso no desenvolvimento da Fala
Atraso no desenvolvimento não se espera, se estimula. Vou repetir, crianças com atraso no desenvolvimento não devem esperar para serem avaliadas e estimuladas.
Existe uma mito muito difundido de que crianças com atraso na fala devem esperar até os 3 anos. “Para ver se ele vai falar”. Ou “porque a fono não tem muito o que fazer antes disso”.
E eu peço, suplico: não acreditem nisso. Uma vez identificado um atraso no desenvolvimento busquem ajuda. Façam uma avaliação médica na criança, comecem a estimula-la. Quanto mais cedo ela for iniciada melhor pro futuro da criança. Maior a chance dela ter uma resposta boa e não sofrer impactos futuros.
Pensem em todo o processo que vem depois. Já pararam para pensar porque a alfabetização começa entre os 6 e 7 anos, por exemplo? Entre outros fatores, porque nessa idade já é esperado que a criança tenha adquirido todos os fonemas na linguagem oral. Se a criança nessa idade ainda fala errado, a chance dela ter uma dificuldade para aprender a ler e escrever é maior!
Fonoaudiólogos pode estimular crianças de qualquer idade! Estão presentes inclusive na UTIs neonatais. Claro que o objetivo do tratamento e as técnicas utilizadas variam de acordo com a idade, mas nunca é cedo demais.
E sim, de fato existem crianças com atraso na fala que evoluem muito bem mesmo sem ser feito nada. Só que é muito difícil identificar precocemente quais delas evoluirão bem sozinhas e quais não. Então pra que correr o risco?
Lembrando, cada criança tem sim o seu tempo. Tanto que não existe uma idade fixa em que cada criança deve atingir cada marco e sim um intervalo de tempo. Mas ao mesmo tempo, existem alguns sinais de alerta que não podemos deixar escapar! Na dúvida, confie nos seus instintos e leve a criança para uma avaliação.
Vamos relembrar os sinais de alerta da linguagem?
Aos 6 meses:
Não sorri em resposta a um estímulo.
Não vocaliza (sons vocálicos como aaaaaaa, eeeee)
Aos 9 meses:
Não olha nos olhos nem demonstra felicidade.
Não balbucia (agu, daaa).
12 meses
Não responde a palavras familiares ou ao próprio nome.
18 meses
Não fala pelo menos 6 palavras.
Não consegue entender comandos simples.
Não aponta.
2 anos
PAIS não conseguem compreender o que a criança diz.
Não combina palavras (exemplo: "quer agua").
3 anos
Não forma frases de pelo menos 3 palavras.
ESTRANHOS não conseguem compreender o que a criança diz.
4 anos
Não faz perguntas.
Não obedece comandos de 2 ou 3 partes (ex: "vá no seu quarto e pegue a bola").
5 anos
Não consegue manter uma conversa simples.
Não consegue contar uma pequena história.
Fala ainda com muitas trocas de fonemas.
Em qualquer idade:
Criança que regrediu ou estagnou na fala.