Participação no VI Programa de Estudos da Infância (PEI)
Na última quinta-feira (16) tive o privilégio de participar do VI Programa de Estudos da Infância (PEI) organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Camaquã, palestrando sobre o tema "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem". A conversa com professores, monitores e diretores das escolas de Educação Infantil da cidade teve como principais assuntos debatidos: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, Ações Preventivas e Dificuldades do Percurso.
O desenvolvimento adequado da linguagem é um dos fatores fundamentais para que o desenvolvimento infantil ocorra de forma harmônica em todas as esferas, seja do ponto de vista social, relacional ou ao nos referirmos à aprendizagem formal. A aquisição da forma, conteúdo e uso da linguagem assumem papel importante na construção da mesma e na compreensão de sua organização interna. Entretanto, não são incomuns problemas que podem interferir neste curso.
Foi abordado sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, fala e cognição, inserindo posteriormente os percalços que podem interferir neste desenvolvimento, dentre eles hábitos nocivos, o atraso simples de linguagem, desvio fonológico, distúrbio específico de linguagem (DEL), alterações na fluência e alterações semântico-pragmáticas. Estas dificuldades podem trazer prejuízos secundários à aprendizagem escolar.
A linguagem é um importante fator para o desenvolvimento e aprendizagem. A língua oral seria uma base linguística indispensável para que as habilidades de leitura e escrita se estabelecessem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva também são bons sinais precoces da compreensão de leitura.
As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas apenas por fatores congênitos. Estão, na verdade, relacionadas às atividades praticadas de acordo com o contexto cultural em que o indivíduo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel fundamental na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras.