Dicas

Aquisição da fala: o papel da interação com outras crianças

30/08/2016 Revista Crescer

Um dos principais estímulos para aprender a falar são as situações de comunicação reais, em que a criança precisa organizar as ideias antes de transmiti-las. E é durante as trocas sociais, com colegas da mesma idade, que a necessidade de se fazer entender fica mais clara.

As crianças, em geral, não tentam facilitar a comunicação para o seu interlocutor -- como fazem os pais e os familiares. Aí,

Aluno autista na minha sala de aula. O que fazer?

23/08/2016

Muitas vezes o professor se questiona, será que vou ser capaz de ajudá-lo? Como posso ajudar? Até onde posso exigir do meu aluno?

Em primeiro lugar é preciso entender o que é o autismo e suas principais características.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta através das dificuldades nas três áreas do desenvolvimento.

Interação social- A criança apresenta dif

Meu filho ainda não fala – O que fazer?

15/08/2016

É fato que cada criança tem um tempo específico para se desenvolver e com a fala não é diferente. No entanto, é sempre preciso ficar atento aos comportamentos vocais do bebê para certificar-se de que o seu desenvolvimento está dentro da normalidade esperada.

O que é importante para um bebê começar a falar?

A primeira forma de linguagem da criança é o choro. Os pais, com o te

Problemas no desenvolvimento da linguagem: “Até quando esperar?”

05/08/2016 Revista Crescer

Diariamente, alterações no percurso do desenvolvimento linguístico infantil são diagnosticadas em crianças brasileiras. E todos os dias, sem exceção, leio ou escuto de pais, professores e médicos coisas como ‘é o tempo dele’, ‘é apenas preguiça pra falar’ ou ainda ‘antes dos 5 anos, tudo ficará bem’. Mas, então, até quando é recomendável esperar p

Participação no VI Programa de Estudos da Infância (PEI)

17/06/2016

Na última quinta-feira (16) tive o privilégio de participar do VI Programa de Estudos da Infância (PEI) organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Camaquã, palestrando sobre o tema "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem". A conversa com professores, monitores e diretores das escolas de Educação Infantil da cidade teve como principais assuntos debatidos: Aquisi&cced