Um dos principais estímulos para aprender a falar são as situações de comunicação reais, em que a criança precisa organizar as ideias antes de transmiti-las. E é durante as trocas sociais, com colegas da mesma idade, que a necessidade de se fazer entender fica mais clara.
As crianças, em geral, não tentam facilitar a comunicação para o seu interlocutor -- como fazem os pais e os familiares. Aí,
Muitas vezes o professor se questiona, será que vou ser capaz de ajudá-lo? Como posso ajudar? Até onde posso exigir do meu aluno?
Em primeiro lugar é preciso entender o que é o autismo e suas principais características.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta através das dificuldades nas três áreas do desenvolvimento.
Interação social- A criança apresenta dif
É fato que cada criança tem um tempo específico para se desenvolver e com a fala não é diferente. No entanto, é sempre preciso ficar atento aos comportamentos vocais do bebê para certificar-se de que o seu desenvolvimento está dentro da normalidade esperada.
O que é importante para um bebê começar a falar?
A primeira forma de linguagem da criança é o choro. Os pais, com o te
Diariamente, alterações no percurso do desenvolvimento linguístico infantil são diagnosticadas em crianças brasileiras. E todos os dias, sem exceção, leio ou escuto de pais, professores e médicos coisas como ‘é o tempo dele’, ‘é apenas preguiça pra falar’ ou ainda ‘antes dos 5 anos, tudo ficará bem’. Mas, então, até quando é recomendável esperar p
Na última quinta-feira (16) tive o privilégio de participar do VI Programa de Estudos da Infância (PEI) organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Camaquã, palestrando sobre o tema "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem". A conversa com professores, monitores e diretores das escolas de Educação Infantil da cidade teve como principais assuntos debatidos: Aquisi&cced